O que é e como surgiu o Econectados?

Em fevereiro de 2021, Ana virou embaixadora do Inspira Sonho, projeto que democratiza o acesso a oportunidades extracurriculares. Neste programa ela conheceu a Daniella Godoy, outra embaixadora. As duas se encontraram em uma missão onde precisavam criar um evento que elas considerassem ideal.
As duas concordaram que criar um ambiente seguro para jovens debaterem sobre questões ambientais seria uma oportunidade inovadora, considerando que a pandemia gerou o isolamento de pessoas e o afastamento delas com a natureza.

Assim, estruturaram essa rede, apenas como uma missão do curso. No entanto, ambas concordaram que esta deveria sair do papel, e se uniram para fazer o primeiro evento do Somos Natureza.
Este evento foi chamado de “Econectados” , uma rede de jovens interessados em meio ambiente, com o objetivo de incentivar a busca por alternativas para problemas socio-ambientais, trocar experiências e vivências com relação ao meio ambiente e conectar pessoas nesse meio.

Como funciona o evento?

O Econectados oferece rodas de conversa online sobre meio ambiente com convidados para debates, trocas de aprendizados e experiências. Um ambiente seguro para pessoas de diferentes realidades, idades e formações.
Serão reuniões semanais, durante 1 mês, onde participantes e convidados conversam sobre suas percepções e experiências na área ambiental. Antes de cada reunião os participantes receberão um guia com os tópicos de discussão da próxima reunião, sugestões de conteúdo para se aprofundarem previamente e um desafio relacionado ao tema da reunião.
As reuniões começam com debates sobre o tema, mediados por representantes do Projeto Somos Natureza e auxílio de um convidados. Ao final, os participantes serão divididos em salas privadas para se conectarem, conversando sobre o desafio da semana e sobre o tema da roda do dia.

Confira as datas dos debates

21/08/2022

Sensibilização x Consciência ambiental

Abertura + 1° dia de debate (18h30 às 20h)

21/08/2022
28/08/2022

Agroecologia, existe um modelo de produção sustentável?

2° dia de debate (18h30 às 20h)

28/08/2022
04/09/2022

Povos Originários, qual a sua importância na proteção da natureza?

3° dia de debate (18h30 às 20h)

04/09/2022
11/09/2022

Dieta a base de vegetais, é possível viver só de plantas?

4° dia de debate + Encerramento (18h30 às 20h)

11/09/2022

Convidados

Profa. Dra. Gloria Miyazawa

Designation

Licenciada e Bacharelada em Ciências Biológicas pela UFSCAR , Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCAR , Doutorado em Ensino de Ciências pela UNICSUL. Docente no IFSP, São Roque – SP

Profa. Tatiane Basconi

Designation

Geógrafa e doutoranda pela UNESP – Rio Claro
Docente de geografia no IFSP, Catanduva – SP
Participou do projeto de extensão “AgroflorIF- Implantação de um sistema agroflorestal no IFSP Câmpus Catanduva como instrumento de uma educação ambiental transformadora”.

Profa. Dra.
Thaís Minatel

Designation

Graduada em Geografia, mestre e doutora em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP, especialista em Gestão Ambiental pela UFSCAR. Atualmente é docente do IFSP, Campus São Roque. Durante três anos coordenou o projeto de extensão “AgroflorIF – Implantação de um sistema agroflorestal no IFSP Câmpus Catanduva como instrumento de uma educação ambiental transformadora”.

Lígia Azonaisel

Designation

Engenheira Florestal, pela UFMT; Técnica em Agronegócio pela Escola Estadual de Educação Profissional Tecnológica de Tangará da Serra. Coordenadora de projetos na COOPIPARESI, Cooperativa Agropecuária do Povo Indígena Haliti-Paresi, auxiliando no desenvolvimento, acompanhamento de atividades de geração de renda em 13 comunidades indígenas Haliti-Paresi.

convite evento

Participe conosco do próximo Econectados

Clique no botão abaixo e preencha o formulário para realizar a sua inscrição…

Perguntas Frequentes

Conheça nossas outras edições!

Edição piloto

Para testar esse modelo, foi feita uma edição piloto, entre maio e Julho de 2021, com cerca de 10 participantes brasileiros. Estes se reuniram 5 vezes, a cada 15 dias, pela plataforma Google Meet para discutir os tópicos propostos. Também receberam um guia com uma introdução de todos os conteúdos que seriam discutidos e indicações de materiais para aprofundamento do estudo.

Edição I

Com o sucesso da edição piloto, no mesmo ano fizemos a primeira edição oficial. Desta vez contamos com 20 participantes e trouxemos alguns convidados especialistas nos temas para nos ajudar a debater durante as reuniões, esta nova edição durou de Agosto a Novembro de 2021, tendo 7 reuniões, com um guia de estudos indicando conteúdos para aprofundamento do conteúdo. Os temas dos debates foram:

Alimentação, orgânicos e agroecologia
Consumo de carne e sua produção
Consumo consciente de roupas e cosméticos
Ações humanas em ecossistemas
Políticas Ambientais
Educação Ambiental

Econnected

Em Janeiro de 2022 fizemos nosso primeiro evento internacional, o “Econnected”, que é uma versão internacional do “Econectados”. Este foi organizado em parceria com o projeto ENTER, composto por jovens estudantes da Itália.
O objetivo do Econnected era, além de criar um espaço de troca de informações, permitir que os candidatos trocassem experiências que diziam respeito ao ambiente, país e situação em que se encontravam, visto que unimos participantes de todos os continentes do Mundo.
O evento ofereceu 50 minutos de um workshop com um especialista no assunto-tema do dia. Depois os participantes foram divididos em salas privadas, com cerca de 10 presentes, para discutirem durante 40 minutos sobre suas opiniões, reflexões e experiências relacionadas ao tema.
Para auxiliar nos debates, escolhemos chairs, que foram mediadores de cada conversa. Todos tiveram um treinamento de nossas equipes para auxiliarem os demais participantes a debaterem corretamente, mantendo a ordem, o respeito e incentivando a reflexão de todos.

Econnected 2022

Econnected 2022